quinta-feira, 20 de março de 2014

Décimo Livro Caído da Estante em 2014 - "Rabo de Baleia", de Alice Sant'Anna

 
Conheci Alice Sant'Anna na Flip de 2013 e ela é uma fofa. Sei que parece estranho eu falar assim, mas é exatamente o que ela é: uma fofa. Ela também estava na mesa "Poesia embaixo d'água", junto com a Bruna Beber, a Ana Martins Marques e a Noemi Jaffe. Apadrinhada por Armando Freitas Filho - também padrinho e mentor de Bruna , a carioca é uma poeta de mão cheia. Gostei muito da apresentação do livro, é pequeno, esse azul e rosa-roxo indeciso. Coisas de Cosac & Naify.

 Poeta que segue a linha marginal, como a grande maioria dos poetas de hoje, seu livro é para ser lido em silêncio, calmamente, degustando suas imagens, como a do poema que dá nome ao livro:





" um enorme rabo de baleia
cruzaria a sala nesse momento
sem barulho algum o bicho
afundaria nas tábuas corridas
e sumiria sem que percebêssemos
no sofá a falta de assunto
o que eu queria mas não te conto
era abraçar a baleia mergulhar com ela
sinto um tédio pavoroso desses dias
de água parada acumulando mosquito
apesar da agitação dos dias
da exaustão dos dias
o corpo que chega exausto em casa
com a mão esticada em busca
de um copo d’água
a urgência de seguir para uma terça
ou quarta boia e a vontade
é de abraçar um enorme
rabo de baleia seguir com ela"


Nono Livro Caído da Estante em 2014 - "O Inquilino", de Ronald Topor

Um cara é expulso de seu apartamento. Tem então que achar um outro lugar para morar o mais rápido possível. Abre o jornal e vê o anúncio de um lugar muito bom com um preço razoável. Resolve que aquela será sua nova morada. Depois de uma breve discussão com o proprietário chega a um acordo sobre o preço do aluguel. O que ele não presta atenção é ao fato do lugar ser assombrado...

Eu sempre gostei de filmes e livros de terror e suspense. Acho incrível um autor provocar sensações de medo atraves da escrita. Uma coisa é estarmos vendo um filme, em que as cenas e a música são parceiras diretas, outra coisa é que estar lendo e imaginando tudo. A nossa mente faz um esforço para tornar real as imagens da leitura e isso pode ser ainda mais assustador, já que estamos lidando, às vezes sem nem perceber direito, com nossos próprios medos. Imaginem um autor que fala que seu personagem está se afogando e esse é seu, leitor, maior medo, pronto, a mágica está feita e você apavorado!

    "O Inquilino" é um livro que eu li rapidamente, querendo saber em que as enrascadas que o personagem principal ia se meter. Os vizinhos tem uma participação muito importante no livro, é importante prestar atenção neles!

    A capa que está aí é da edição que eu li, da Record, mas agora ele está no catálogo da editora Amarilys, a mesma que editou Rebecca, de Daphne De Maurier.


Recomendado!