quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Que venha 2014!

Os que eu já li esse ano são:

1 - Shakespeare and Company, de Sylvia Beach

     Um livro-autobiografia da criadora da famosa livraria Shakespeare & Company, em Paris. Conta sua experiência de abrir uma livraria americana na França, a dificuldade de conseguir certos livros e também da intensa cena literária nos anos 20. Sylvia Beach foi amiga pessoal dos maiores nomes do início do século e - mais especialmente - é a responsável pela primeira edição de "Ulysses", obra máxima de James Joyce.

2 - Nu, De Botas, de Antonio Prata

    Tão engraçado quanto o pai, o grande Mario Prata, e usando as memórias de infância, Antonio Prata faz desse livro um dos melhores do ano com certeza. Não sai da lista de mais vendidos lá da livraria e está sempre sendo indicado para vários tipos de pessoas. Os pais se identificam com Mario Prata, as mães com a mãe de Antonio e os meninos e meninas com Antonio e suas irmãs. Um livro para toda a família! 
 
3 - A Passagem Tensa dos Corpos, de Carlos de Brito e Mello

    Foi esse o livro que eu provoquei a minha dear Mareska, do blog Eu li, e Agora?, a ler. Ela falou de mim lá, que honra! Ela tinha me mostrado um site que propunha um desafio literário. Um dos itens era ler um livro pela capa. Eu adorei a capa de "A Passagem Tensa dos Corpos" e, para minha surpresa (ou talvez nem tanto já que eu não tinha a menor idéia do que ia encontrar), eu adorei o livro. Completamente fora do comum, tem como personagem principal um híbrido de espírito morto com espírito vivo. nada faz sentido no início, mas as surpresas ao longo do livro são grandes. 
 
4 - Pessoas que Passam Pelos Sonhos, de Cadão Volpato

    Gostei menos do que achei que ia gostar, mas gostei. Cadão Volpato é um cara incrível. Fundou a banda Fellini, foi apresentador do Metrópolis, escreve contos e agora romances. Cadão falou que escrever um romance é entrar pela porta da frente da literatura e eu concordo. Achei uma frase bacana. É um livro sobre um arquiteto que resolve viajar com um motorista de táxi para o hotel no fim do mundo que fica na Patagônia. Não espere grandes aventuras, mas espere muita gente distraída e uma citação à banda argentina Sui Generis, do grande Charly Garcia e Nito Mestre. 
 
5 - As Melhores Crônicas de Fernando Sabino, de Fernando Sabino (ué)

    Fernando Sabino é um dos melhores escritores brasileiros de todos os tempos. Suas histórias são ótimas, suas crônicas mais ainda. Ele escreve como se estivesse conversando com você em um bar de Belo Horizonte. Adoro isso nele. Não li muitas coisas dele, mas quero. 
 
6 - É Tarde Para Saber, de Josué Guimarães

    Faz tempo que escuto falar sobre esse livro. Eu estou sempre pesquisando sobre a literatura feita no período ditatorial (não só no Brasil, mas em vários lugares) e ouvi que esse livro era um grande exemplo. De fato, uma história de amor muito bonita. 
 
7 - Para Quando Formos Melhores, de Celeste Antunes 

   Acho que uma palavra boa para descrever esse livro é DESPERDÍCIO. Desperdício de tempo e de papel. Um livro fraquíssimo, uma história boba, uma autora que deveria ter revisto o texto e decidido não publicá-lo. Celeste Antunes é filha de Arnaldo Antunes e teve ótimas críticas na imprensa. Eu não sou crítico da Folha, tenho esse meu bloguezinho querido, então aqui eu posso dizer: um L-I-X-O. Acho que nunca falei tão mal de um livro, mas esse merece! Eca!!

8 - Poemas, de Wislawa Szymborska

   Eu adoro poesia. Estou sempre procurando autores novos (antigos ou não), nacionalidades diferentes e tudo o mais. Wislawa me chamou a atenção por estar fumando despreocupadamente na capa de sua coletânea pela Companhia das Letras e por ter na contracapa um dos poemas mais lindos que eu já li, "Alguns Gostam de Poesia". Se quiserem, eu posto aqui depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário